Pau-brasil é um dos nomes populares da espécie Caesalpinia echinata Lam., uma leguminosa nativa da Mata Atlântica, no Brasil.
Seu nome em tupi é ibira pitanga, ou "madeira vermelha".
O nome popular em português deriva da cor de brasa da resina vermelha contida na sua madeira. É conhecido também pelos nomes de brasileto, ibirapiranga, ibirapita, ibirapitã, muirapiranga, orabutã, pau-de-pernambuco, pau-de-tinta, pau-pernambuco e pau-rosado.
São também conhecidos como pau-brasil, embora tenham preferencialmente outros nomes, a Caesalpinia ferrea (pau-ferro) e a C. peltophoroides (sibipiru
A árvore, que se encontra na lista do IBAMA de espécies ameaçadas de extinção na categoria vulnerável, e na da IUCN na categoria em perigo, na verdade é uma árvore rara na flora brasileira que alcança entre 10 e 15 metros de altura e possui tronco reto próprio para corte, a madeira de cor cinza-escuro, coberto de acúleos, especialmente nos ramos mais jovens (echinata significa "com espinhos") é também conhecida como pau-ferro por ser mais densa do que a água e não flutuar, o que prejudica o seu transporte no meio fluvial.
As folhas são compostas bipenadas, de cor verde médio, brilhantes.
As flores nascem em racemos eretos próximo ao ápico dos ramos. Possuem 4 pétalas amarelas e uma menor vermelha, muito aromáticas; no centro encontram-se 10 estames e um pistilo com ovário súpero alongado.
Os frutos são vagens cobertas por longos e afiados espinhos, contendo de 1 a 5 sementes discoides, de cor marrom.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caesalpinia_echinata
Ser ecologista é não ser radical.
Há 12 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário